sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Sistema reprodutor/Doenças Venéreas 2º ano Profa. Janeide

Trabalho realizado pelos alunos do 2º ano do Colégio Estadual Azevedo Fernandes, sob orientação da professora Janeide, com a disciplina Biologia.

Sistema reprodutor trabalho realizado em power point
Doenças Venéreas




Trabalho de Matemática - estudantes 8ª Série - prof. Jair

Colégio Estadual Azevedo Fernandes Data- 24/11/08
Alunas- Glauce Santos/Ludmmilla Bianca Série-8ª
Professor-Jair Gomes Disciplina- Matematica

Geometria

Introdução:
A geometria é um ramo da matemática que estuda as formas, planas e espaciais, com as suas propriedades.
A geometria está apoiada sobre alguns axiomas, postulados, definições, teorema e corolários. Sendo que essas afirmações e definições são usados para demonstrar a validade de cada teorema.
A geometria permite-nos o uso dos conceitos elementares para construir outros objetos mais complexos como: pontos especiais, retas especiais, planos dos mais variados tipos, ângulos, médias, centros de gravidade de objetos, etc.


Figuras Geométricas
Polígonos -
Polígono é toda figura formada por uma linha poligonal fechada mais a sua região interna. Polígono regular: apresenta todos os lados iguais e todos os ângulos iguais. O gênero (n) de um polígono é dado pelo número de lados desse polígono.O número de lados é igual ao número de vértices. De acordo com o número de lados, cada polígono recebe um nome próprio que o identifica:
N = 3 - triângulo ou trilátero
N = 12 - dodecágono
N = 4 - quadrilátero
N = 13 - tridecágono
N = 5 - pentágono
N = 14 - tetradecágono
N = 6 - hexágono
N = 15 - pentadecágono
N = 7 - heptágono
N = 16 - hexadecágono
N = 8 - octógono
N = 17 - heptadecágono
N = 9 - eneágono
N = 18 - octadecágono
N = 10 - decágono
N = 19 - eneadecágono
N = 11 - undecágono
N = 20 - icoságono

Alguns quadriláteros


Trapézio é o quadrilátero que possui pelo menos dois lados paralelos.


Paralelogramo é o quadrilátero que possui dois pares de lados paralelos.
Retângulo é o quadrilátero que possui quatro ângulos retos.

Quadrado é o quadrilátero que possui quatro lados congruentes e quatro ângulos retos.

Losango é o quadrilátero que possui os quatro lados congruentes.

Prismas e cilindros são figuras geométricas espaciais chamadas sólidos geométricos.Os prismas são designados pelo número de lados das bases. Ex.:
prisma triangular
prisma pentagonal

prisma quadrangular Adicionar imagem

prisma hexagonal

Paralelepípedos são os prismas cujas bases também são paralelogramos.

Cilindros são sólidos limitados por dois círculos congruentes, situados em planos paralelos, e por uma superfície curva que pode ser planifica
Colégio Estadual Azevedo Fernandes
Alunas:Glleissi Quelli Rodrigues/ Taina Santos
Professor: Jair Série:8ª Ensino Fundamental Disciplina: Matemática

A história da Geometria:
A Matemática surgiu de necessidades básicas, em especial da necessidade econômica de contabilizar diversos tipos de objectos. De forma semelhante, a origem da geometria (do grego geo =terra + metria= medida, ou seja, "medir terra") está intimamente ligada à necessidade de melhorar o sistema de arrecadação de impostos de áreas rurais, e foram os antigos egípcios que deram os primeiros passos para o desenvolvimento da disciplina.
Todos os anos o rio Nilo extravasava as margens e inundava o seu delta. A boa notícia era a de que as cheias depositavam nos campos de cultivo lamas aluviais ricas em nutrientes, tornando o delta do Nilo a mais fértil terra lavrável do mundo antigo.
A má notícia consistia em que o rio destruía as marcas físicas de delimitação entre as possessões de terra. Dessa forma, avidam daí conflitos entre indivíduos e comunidades sobre o uso dessa terra não delimitada.
A dimensão desses conflitos pode ser apreciada na repercussão que se encontra no Livro dos Mortos do Egipto, onde uma pessoa acabada de falecer tem de jurar aos deuses que não enganou o vizinho, roubando-lhe terra. Era um pecado punível com ter o coração comido por uma besta horrível chamada o «devorador». Roubar a terra do vizinho era considerado uma ofensa tão grave como quebrar um juramento, assassinar alguém ou masturbar-se num templo. Sem marcos fronteiriços, os agricultores e administradores de templos, palácios e demais unidades produtivas fundadas na agricultura não tinham referência clara do limite das suas possessões para poderem cultivá-la e pagarem os impostos devidos na medida da sua extensão aos governantes.
Os antigos faraós resolveram passar a nomear funcionários, os agrimensores, cuja tarefa era avaliar os prejuízos das cheias e restabelecer as fronteiras entre as diversas posses. Foi assim que nasceu a geometria. Estes agrimensores, ou esticadores de corda (assim chamados devido aos instrumentos de medida e cordas entrelaçadas concebidas para marcar ângulos retos), acabaram por aprender a determinar as áreas de lotes de terreno dividindo-os em retângulos e triângulos.

Conceitos Primitivos:
Os conceitos primitivos da geometria são:
Pontos, Retas e Planos.

Pontos: não se tem um conceito ideal para um ponto, pois se sabe que é um ponto vendo, mas não sabemos defini-los com palavras.

Retas: uma reta é um traço que se estende infinitamente para os dois lados.

Planos: é definido por não ter volumes.

Trabalho do 3º ano do ensino médio - Profª Lívia Sodré

Colégio Estadual Azevedo Fernandes Data: 19/11/2008
Discipl.: Química Avaliação Educadora: Lívia Sodré
Nome das (os) alunas (os): Roni Peterson e Paulo / Jean e Jussara /Gabriel e Célia
Série/Turma 3º ano ensino médio

Responder o questionário usando a pesquisa na internet – site: Google

Questão 1 – Quais as características de um metal?

Condutibilidade: térmica, elétrica;
Ductibilidade: capacidade de ser transformada em fios;
Maleabilidade: ser maleável, e ter a capacidade de ser transformado em uma lâmina;
Elasticidade: ser esticado e voltar ao normal;
Tenacidade: resistência à tração;
Ponto de fusão e ponto de ebulição altos;
Possuem 1 a 3 elétrons na última camada.

Questão 2 – Represente com figuras cada propriedade dos metais:

a) brilho metálico


b) maleabilidade A maleabilidade é uma propriedade que junto aductilidade apresentam os corpos ao serem moldados por deformação.


c) ductilidade
A ductilidade ou ductibilidade é a propriedade fisica dos materiais de suportar a deformação plástica , sob a ação de cargas, sem se romper ou fraturar.










Questão 3 – O que é uma liga metálica? Dê exemplos com fotos.

São materiais com propriedades metálicas que contêm dois ou mais elementos quimicos sendo que pelo menos um deles é metal.




Questão 4 - Qual a diferença entre ferro, aço e aço inoxidável na composição de cada um?

Aço é uma liga metálica formada essencialmente por ferro e carbono

O ferro (do latim ferrum) é um elemento químico, símbolo Fe, de número atômico 26 (26 prótons e 26 elétrons) e massa atómica 56 u. À temperatura ambiente, o ferro encontra-se no estado sólido.

aço inoxidável é uma liga de ferro e crómio

Questão 5 – O que é o número de oxidação, NOX?
Indica o número de elétrons que um átomo ou íon perde ou ganha para adquirir estabilidade química

Questão 6 - Qual o número de oxidação do ferro nas seguintes espécies:

a) FeO FeO=x-2=0 X=+2

b) Fe2O3 2x-6=0 2x=6
X=6/2
X=3
Questão 7 – Represente com foto os minérios abaixo e diga que metal são encontrados:

Minério Metal Foto
Hematita - Hematite ou hematita é um mineral de fórmula óxido de ferro III, (Fe2O3), um dos

Bauxita - A Bauxita ou bauxite é um mineral que ocorre naturalmente. A bauxita é um material heterogêneo, composto principalmente de um ou mais hidróxidos de alumínio.

Cassiterita - Cassiterita ou cassiterite (óxido de estanho, SnO2) é um mineral de estanho. Geralmente opaca, sendo translúcida quando em pequenos cristais, com cor púrpura, preta, castanha-avermelhada ou amarela.



segunda-feira, 24 de novembro de 2008

O sonho que se torna real...



Estar usando efetivamente nosso laboratório de informática é a realização de um sonho de toda comunidade escolar, em especial dos nossos alunos.

O uso das mídias, permite ao professor um grande leque de opções metodológicas, de possibilidades de organizar sua comunicação com os alunos, de introduzir um tema, de trabalhar com os alunos presencial e virtualmente, de avaliá-los. Cabe a cada docente encontrar sua forma mais adequada de integrar as várias tecnologias e procedimentos metodológicos. Para isso, é necessário que amplie, que aprenda a dominar as formas de comunicação interpessoal/grupal e as de comunicação audiovisual/telemática.

A proposta NTE Vai a Escola veio no momento certo, possibilitando aos nossos docentes uma oportunidade de vivenciar a teoria e a prática com a orientação da Professora Luza, que tem contribuído muito nas atividades práticas no laboratório.

As atividades, as orientações são dinâmicas. Pois, não se trata de dar receitas, até porque as situações são muito diversificadas. É importante que cada docente encontre o que lhe ajuda mais a sentir-se bem, a comunicar-se bem, ensinar bem , ajudar os alunos a que aprendam melhor. É importante diversificar as formas de dar aula, de realizar atividades, de avaliar.

Educar é colaborar para que professores e alunos - nas escolas e organizações - transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem. É ajudar nossos alunos na construção da sua identidade, do seu caminho pessoal e profissional - do seu projeto de vida, no desenvolvimento das habilidades de compreensão, emoção e comunicação que lhes permitam encontrar seus espaços pessoais, sociais e profissionais e tornarem-se cidadãos realizados e produtivos.
Estamos nos primeiro passos de uma grande caminhada...