Geometria molecular
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Geometria molecular é o estudo de como os átomos estão distribuidos espacialmente em uma molécula. Esta pode assumir várias formas geométricas, dependendo dos átomos que a compõem. As principais classificações são linear, angular, trigonal plana, piramidal e tetraédrica.
Linear: Acontece em toda molécula diatômica (que possui dois átomos) ou em toda molécula em que o átomo central possui no máximo duas nuvens eletrônicas em sua camada de valência. Exemplo: gás hidrogênio (H2), quadro A, e gás carbônico (CO2) co ângulos de 180º.
Piramidal: Acontece quando há quatro nuvens eletrónicas na camada de valência do átomo central, sendo que três fazem ligações químicas e uma não. Os três átomos ligados ao átomo central não ficam no mesmo plano.O angulo é de 107°. O exemplo mais citado é o amoníaco, NH3 (amônia)
Tetraédrica: Acontece quando há quatro nuvens eletrónicas na camada de valência do átomo central e todas fazem ligações químicas. O átomo central assume o centro de um tetraedro regular. Ângulo de 109º 28'. Como no caso da molécula CH4.
Resumindo:Comentário da Profa. Lívia
De volta ao trabalho com o NTE. Para estudantes, foi possível observar um maior interesse proporcionado pelo desafio lançado pela pesquisa. Em Química, com muitos modelos teóricos, abstratos, o uso do laboratório de informática auxilia na formação dos modelos mentais.
A presença do NTE na escola incentiva e apóia a realização destes trabalhos, na figura da professora Luza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário